Dentro do Futebol Americano existem testes específicos que são utilizados para a avaliação e seleção de novos atletas. Desde o Combine na NFL até os times amadores no Brasil, estes testes são aplicados, total ou parcialmente, para que seja observado o melhor de cada atleta.
Força de membros superiores, potência de membros inferiores, velocidade, resistência e agilidade são as capacidades físicas avaliadas em alguns dos testes, e em algumas seleções existem teste específicos de cada posição - para verificar a competência do atleta em sua determinada posição ou em qual posição o atleta se encaixará melhor.
BENCH PRESS (225 lb reps) - conhecido também como Supino Reto, na NFL é contabilizado a quantidade máxima de repetições que um jogador consegue realizar com essa carga (mais de 100 kg). Em muitos times brasileiros esse teste é substituído pela, boa e velha, flexão de braços que não exige estrutura e equipamentos específicos para ser realizada.
VERTICAL JUMP - ou Salto Vetical, é medido o alcance máximo do atleta em um salto vertical. Inicialmente o atleta mede o alcance total parado, estando junto a parede, ou outra superfície, com um dos braços estendido para cima. Após essa medição o atleta toma impulso e salta verticalmente tocando o ponto mais alto possível para aferir qual a distância total que ele saiu do chão.
BROAD JUMP - ou Salto Horizontal, assim como o Vertical serve para medir a potência do atleta, só que agora calculando a distância total alcançada horizontalmente. O atleta inicia com os pés paralelos a uma linha ou marcação, toma impulso e salta o mais longe possível tendo que aterrissar com os dois pés e não podendo mexê-los após o primeiro contato com o solo. Caso o atleta se mova após a chegada o salto é desconsiderado.
40-YARD DASH - este é um teste de velocidade máxima, o atleta deve percorrer um trajeto retilíneo de aproximadamente 37 metros no menor tempo possível.
20-YARD SHUTTLE & 60-YARD SHUTTLE - ou Shuttle Run, é um teste de agilidade para avaliar o quão rápido o atleta pode mudar de direção. O atleta inicia do ponto médio e corre em uma direção até o ponto marcado, muda de direção e corre até a outra extremidade e por fim volta ao ponto inicial no menor tempo.
3-CONE DRILL - outro teste de agilidade, um pouco mais complexo. O exercício é em formato de "L". O atleta começa com uma saída em 3 apoios, corre até o primeiro ponto e retorna ao início, depois corre até o segundo ponto e contorna o cone retornando ao ponto inicial pelo mesmo trajeto do "L".
Estes são os testes baseiam a maioria das seleções de atletas para equipes de Futebol Americano, podendo haver variações e acréscimo de exercícios de acordo com a necessidade das equipes. Exercícios específicos com técnicas específicas das posições de cada jogador podem estar presentes também nas seletivas. É importante para o atleta executar os teste com antecedência as seletivas para que seu corpo esteja acostumado a realizar aqueles tipos de exercícios requeridos, além da preparação física que todo atleta deve ter com o treinamento de força.