STANCE


É a posição que o jogador de futebol americano assume quando a jogada está prestes a iniciar, sendo característico a cada posição sua respectiva stance. São designadas por quantidade de pontos de apoios, podendo ser 2-point, 3-point ou 4-point, e em alguns casos são mais propícias ao tipo de jogada a ser realizada.
A seguir, veremos as stances específicas de cada posição:
OFFENSIVE LINEMAN (OL)
Os homens de linha do ataque tem a possibilidade de utilizar todas as variações de stances durante uma partida. Eles podem ter uma afinidade particular com uma delas, uma da qual adaptem-se melhor. Porém é fundamental saber aplicá-las de forma correta durante a partida e de acordo com a jogada.
2-point stance
É muito utilizada em situações de passe, onde as mãos estão livres e prontas para o combate.

Com os pés afastados na largura dos ombros e dedos apontados para frente. O peso deve estar distribuído por todo o pé, ou no terço anterior do pé - nunca nos calcanhares. Joelhos e quadris flexionados, tronco inclinado a frente. Braços ligeiramente à frente, cotovelos junto ao corpo, mãos levemente estendidas com os dedos semiflexionados. Mãos e cotovelos apoiados nas pernas são sinais claros de cansaço.
3-point stance
Mais utilizada pelos OLs, segue as mesmas características do 2-point stance, porém o jogador inclina mais o corpo à frente e apoia no chão apenas três dedos do braço forte. Cabeça levantada e direcionada para frente e o pé do lado forte posicionado mais atrás - sem tocar o calcanhar no chão. Apenas o pé mais próximo a bola toca o chão completamente.

A mão apoiada no chão NÃO deve servir para sustentação do peso, ela deve conseguir ser retirada e colocada sem que haja movimento do tronco.
4-point stance
Nessa variação o jogador apoia as duas mãos no chão. O peso corporal é distribuído 50% para braços e pernas. É utilizada principalmente para equipes que tem como foco principal a corrida, visto que com as duas mãos apoiadas no chão dificulta na proteção de passe.

DEFENSIVE LINEMAN (DL)
Os homens de linha da defesa também podem se beneficiar de todas as variações de stance. E aplicá-las durante o jogo em diferentes momentos e para diferentes propósitos.
2-point stance
Pouco comum entre os DLs, essa variação de stance pode ser utilizada para dar mais visibilidade ao jogador e quando em um match-up de um DE extremamente rápido contra um OT que seja lento. É recomendada em jogadas óbvias de passe. A desvantagem está no fato de, por estar mais alto, há uma probabilidade maior de ser bloqueado.

Com os pés afastados antero-posteriormente ou lateralmente, na largura dos ombros e apontados para frente, joelhos flexionados e tronco levemente inclinado à frente. Braços soltos e ao lado do corpo. O peso corporal é distribuído com o pé da frente completamente em contato com o solo e o de trás tocando apenas o terço anterior no solo - no caso de afastamento antero-posterior, ou nos dois pés apenas com a metade anterior do pé em contato com o solo, sem contato dos calcahares - em caso de afastamento lateral.
3-point
É a mais comum, feijão com arroz, de um DL. Serve tanto para defender contra passes, como para defender contra corridas.

Com os pés afastados na largura dos ombros e apontados para frente, perna de dentro posicionada atrás com o dedão alinhado no calcanhar da perna de fora. Joelhos flexionados e tronco inclinado para frente. Braço de dentro apoiado no chão, apenas com os dedos - sem encostar a palma da mão, a uns dois passos de distância e alinhado com o pé do mesmo lado. Braço do lado de fora flexionado e pronto para o combate. O defensor deve sair nesse ângulo de 45º onde terá mais vantagem sobre o bloqueador.
4-point
É uma excelente stance para parar corridas. Também é eficiente contra passes mas não tanto quanto a 3-point stance. Quando o DL estiver alinhado em 0, 2, 4, 6 technique esta é uma excelente stance a ser aplicada por facilitar o fechamento de gaps.

Para ajustar a stance, pés afastados na largura dos ombros e apontados para a frente. Posicionar um pé mais atrás com o dedão alinhado na metade do pé que está a frente, agachar e tocar as mãos no solo. Concentrar o peso no terço anterior dos pés. Com os dedos apoiados no chão, a uma distância de aproximadamente dois passos a frente e alinhados com os pés. Cabeça levantada e coluna alinhada. Os quadris, ombros e cabeça devem estar no mesmo nível. A saída deve ser feita no ângulo de 45º para obter vantagem contra o bloqueador.
RUNNING BACK (RB)
Os corredores são divididos em: Halfback (HB) e Fullback (FB). Geralmente o HB se posiciona em 2-point e o FB em 3-point.
2-point 
Este tipo de stance dá mais visibilidade do posicionamento e movimentação da defesa para o RB. Comumente utilizada em formações com apenas um Running Back - singleback, pistol e shotgun.

Com os pés paralelos na largura dos ombros e apontados para frente, joelhos levemente flexionados e tronco ligeiramente inclinado para frente. Braços estendidos e mãos levemente sobrepostas a coxa, acima dos joelhos, com os polegares voltados para dentro. Ombros pouco a frente da linha dos pés e cabeça levantada. Peso balanceado entre os pés e pronto para sair em qualquer direção.
3-point
É uma boa postura para bloqueadores, porque permite que o jogador execute o bloqueio de baixo para cima, trazendo assim maior chance de êxito.

Similar a 3-point stance da OL, com os pés afastados na largura dos ombros ou mais e pés paralelos - com peso corporal concentrado no terço anterior do pé, sem tocar os calcanhares no solo, ou, com o pé de fora posicionado atrás com o dedão alinhado com o calcanhar do pé de dentro - sem tocar o calcanhar no solo - e o pé de dentro completamente apoiado. Joelhos flexionados e tronco inclinado a frente com a coluna alinhada e cabeça levantada. Braço de fora estendido e apoiado no chão apenas com os dedos - mas sem sustentar o peso e braço de dentro flexionado e pronto para atacar.
WIDE RECEIVER (WR)
A stance de um recebedor deve ser natural e confortável para que consiga executar da melhor forma possível o que é pedido dentro da jogada. A 2-point é a stance adotada para o Futebol atual.

Consiste em ter os pés na largura dos ombros, com o pé de dentro tocando completamente o solo e a maior parte do peso corporal no terço anterior. O pé de trás aproximadamente a uma jarda de distância, tocando apenas o terço anterior no solo. Joelhos levemente flexionados e tronco ligeiramente inclinado para frente, coluna reta e braços relaxados ao longo do corpo ou cotovelos flexionados - geralmente quando o defensor está muito próximo. Ombros alinhados à linha de scrimmage e olhos fixos na bola.
TIGHT END (TE)
Híbrido de homem de linha com recebedor, a sua stance pode variar de acordo com a jogada e a função requerida nela. Podendo realizar a 2-point stance de WR ou a 3-point stance de OL.
LINEBACKER (LB)
A stance  dos cachorros loucos é a 2-point, mas pode variar de acordo com a especialidade do LB - Middle ou Outside. 

O middle linebacker geralmente se posiciona com os pés mais afastados do que a largura dos ombros e o peso na parte interior do pé para dar mais estabilidade. Quadris e joelhos flexionados para manter-se baixo e bem equilibrado, com coluna reta e mantendo os cotovelos flexionados e bem próximos ao corpo com as mãos levemente sobrepostas as coxas pronto para atacar. Olhos fixos na bola.

O outside linebacker geralmente se posiciona similar a 2-point stance da DL. Com os pés afastados antero-posteriormente, na largura dos ombros e apontados para frente, joelhos flexionados e tronco levemente inclinado a frente. Braços soltos e ao lado do corpo. O peso corporal é distribuído com o pé da frente completamente em contato com o solo e o de trás tocando apenas o terço anterior no solo.
DEFENSIVE BACK (DB)
A secundária - Conerbacks, Strong Safety e Free Safety - utiliza a 2-point stance. Os CBs podem se posicionar de duas formas, Staggered ou Square, dependendo do tipo de cobertura da defesa. Enquanto os homens de segurança quase sempre utilizam o posicionamento Square.

No posicionamento staggered o pé de fora fica atrás, com o dedão alinhado no calcanhar do pé de dentro. Com os pés afastados aproximadamente na largura dos ombros. Joelhos e quadris flexionados, coluna reta e peito próximo aos joelhos. Braços flexionados a 90º e prontos para atacar o recebedor. A stance deve estar equilibrada e confortável para o defensor. Geralmente utilizada em coberturas por zona ou off-man, a profundidade depende da cobertura e da habilidade do DB. Numa cover 2, por exemplo, o corner pode alinhar-se a duas, quatro, cinco ou sete jardas distantes do recebedor, ou até mesmo numa press. A profundidade varia de acordo com a qual o corner se sinta confortável.

No square, os pés ficam paralelos e apontados para frente com o peso na parte interna do pé. Joelhos e quadris flexionados, coluna reta e tronco inclinado para frente. Ombros alinhados com a linha de scrimmage, braços estendidos ao longo do corpo ou flexionados a 90º prontos para atacar o recebedor. Essa stance é utilizada tanto para cobertura individual quanto para cobertura em zona. O DB deve ficar confortável e pronto para reagir aos movimentos do recebedor. Em marcações individuais é importante que o defensor fixe os olhos nos quadris do recebedor para poder acompanhá-lo com o mínimo de erros possíveis.
QUARTERBACK (QB)
O lançador tem duas stances comuns: a under center - embaixo do center e alinhado no backfield - em formações pistolshotgun.

No posicionamento under center, o QB precisa ficar o mais alto quanto possível. Com os pés paralelos, sendo o pé do lado fraco - oposto ao braço de lançamento - alinhado na metade do pé do lado forte. Joelhos e quadris flexionados, coluna ereta - de forma que consiga visualizar a defesa no pré-snap. Braços estendidos, com as mão posicionadas abaixo do center formando um ângulo de 90º, espalmadas e os polegares unidos, de modo que a mão do lado fraco fique para baixo e a do lado forte para frente.

O posicionamento do backfield pode variar de acordo com o estilo de ataque, padrão da jogada ou conforto da posição. Mais comumente vemos o QB com os pés paralelos, com o pé do lado forte a frente ou os pés alinhados lateralmente. Joelhos ligeiramente flexionados - tanto para abaixar quanto para saltar rapidamente para pegar um snap mal feito, tronco levemente inclinado e coluna reta. Braços relaxados e flexionados a frente do corpo, com as mãos próximas em forma de concha e voltadas para a bola.
PUNTER (P)
A maioria dos Punters utiliza a stance staggered, posicionando-se de 13 a 15 jardas do Long Snapper.

Com a perna que chuta ligeiramente atrás da perna que não chuta, com o  corpo levemente inclinado para frente e joelhos semiflexionados. Com as costas retas e ombros voltados para frente, braços estendidos e relaxados ao longo do corpo porém mãos prontas para receber a bola. 
Alguns punters preferem também utilizar as pernas paralelas, ou até mesmo com a perna de chute à frente, tendo que dar um passo para poder executar o punt.
Kicker (K)
O chutador necessita de uma certa cerimônia antes de chutar a bola. Existe as situações: Field Goal/Extra Point e Kickoff.

Em situações de FG/PAT, antes de tudo, o kicker deve posicionar o pé de chute com os dedos voltados para o lugar onde vai chutar (bola) e o corpo alinhado direcionado para o Y - independente da localização do chute, o ritual será o mesmo. A partir desse ponto, realizar três passos médios para três - sem alongar muito a passada. Logo após, efetuar mais dois passos laterais perpendiculares, mantendo o corpo em direção ao ponto inicial, para o lado oposto da perna de chute - esses passos devem ser confortáveis e ligeiramente maiores que a largura dos ombros. Neste ponto, os pés ficam afastados aproximadamente uma jarda antero-posteriormente e lateralmente na largura dos ombros, com a perna de chute posicionada atrás, quadris voltados para onde o chutador irá atacar a bola. Braços relaxados ao longo do corpo e tronco ligeiramente para frente. Olhos fixos no ponto de chute.

Em caso de kickoff, o kicker se posiciona aproximadamente de 7 a 9 jardas da bola posicionando-se similarmente com a postura do FG/PAT.