SEGURANÇA DA BOLA

A segurança da bola ou ball security é de suma importância para os jogadores do tipo Skill position, que são aqueles que tem maior contato com a bola, principalmente os jogadores do ataque que precisam atravessar o campo inteiro carregando a bola nas mãos. É imprescindível que mantenham a posse da bola, qualquer vacilo é passível de fumble, o que não é nada bom para uma campanha do ataque. E por falar em fumble, numa dessas situações a defesa pode recuperar a bola e também precisa carregar o pão pelo máximo de jardas possíveis.
A segurança da bola é uma filosofia relevante a ser trabalhada dentro da equipe. E necessita estar na lista de drills diários, quanto mais você repetir o fundamento mais automatizado ele fica. Mas lembrando, o ditado é: "A prática PERFEITA leva a PERFEIÇÃO". Então, esteja concentrado toda ver que for executar seus drills, é ali onde o atleta melhora seu jogo.
Existem alguns vários modos de se ensinar os pontos de pressão na segurança da bola, estão listados aqui dois principais que explicam mais detalhadamente como carregar a bola: o 5 pontos e o 6 pontos.
5 PONTOS DE PRESSÃO
  • 1º ponto - "Garra de águia": O dedo indicador é posicionado no nariz da bola e o polegar afastado na superfície superior, eles pressionam para baixo. Enquanto os dedos médio, anelar e mínimo na superfície inferior pressionam para cima. Os dedos polegar, indicador e médio ficam afastados formando, como se fosse, uma garra de águia.
  • 2º ponto - Palma da mão: A bola deve ser pressionada e realizar contato com toda a extensão palmar, não podendo haver nenhum espaço entre ambas.
  • 3º ponto - Antebraço: A superfície inferior da bola deve ser pressionada na parte interna do antebraço, mantendo o cotovelo em um ângulo agudo, ou seja, menor que 90º fazendo com que a bola esteja comprimida contra o peito e apontando para cima.
  • 4º ponto - Bíceps: Deve ser mantida a parte posterior da bola apoiada contra o bíceps e aplicando a força para dentro, mantendo a bola firme e junto ao corpo.
  • 5 ponto - Peito: Posicionada com o nariz para cima e prensada firmemente ao peito, a bola deve ser mantida alta e apertada. Nunca permitir que a bola perca o contato com o corpo. Se a bola escorrega para o estômago, fica fácil para o defensor arrancá-la da posse do corredor.
6 PONTOS DE PRESSÃO
Nesta técnica são repetidos todos os pontos da técnica acima, no entanto é adicionado mais um ponto de pressão. Esta técnica é utilizada quando o corredor encontra ou antecipa-se a um oponente, ou quando o tackle está iminente.

  • 6º ponto - Braço oposto: O braço que está livre cobrirá a superfície superior da bola assegurando o máximo de proteção para a posse da bola.
Outras pontos importantes para este fundamento, ao correr pelo lado esquerdo do campo é aconselhável que se carregue a bola no lado esquerdo do corpo e o mesmo para o lado direito, por estar mais próximo a sideline. Em alguns casos de fumble, se a bola sair pela lateral a posse da mesma é dada para o time que estava possuindo-a por último. E caso o corredor esteja disparando pelo meio do campo, é recomendado que carregue a bola utilizando o seu lado dominante (destro ou canhoto).