POSIÇÕES


Como escolher a posição ideal para exercer? Alguns já nascem "predestinados" a certas posições, mas nem sempre é assim. Então, vamos entender um pouco de cada posição para facilitar na hora da escolha de qual focar para treinar e aperfeiçoar-se.
No Futebol Americano temos basicamente dois tipos de jogadores dentro de campo: os Homens de Linha - Linemen, e as Posições de Habilidade - Skill Positions. O primeiro grupo de jogadores são os que não tem contato com a bola e o segundo são dos que, grande parte do jogo, estão tendo contato com a bola.
Dentro dos Linemen temos: Offensive Line - Offensive Tackles, Offensive Guards e Center, e Defensive Line - Defensive Tackles, Defensive Ends e Nose tackle.
Enquanto os Skill Positions compreendem: Quarterback, Wide Receivers, Tight Ends, Running Backs, Linebackers, Cornerbacks, Safeties, Kicker e Punter.
A seguir, vamos definir as características físicas e de habilidades importantes para cada uma das posições.
LINEMEN
  • OFFENSIVE LINE: Em geral, se você tem 3 dígitos na balança é muito provável que essa seja sua posição ideal.
  • Offensive Tackles: São caras grandes, não só em altura mas em peso também, e precisam ser mais rápidos que os Guards, ter os pés rápidos - footwork é fundamental para Tackles, e principalmente ter a habilidade de se manter firme contra um oponente que tenta movê-lo fisicamente.
  • Offensive Guards/Center: Geralmente são mais pesados e um pouco mais lentos que os Tackles, porém precisam ter mais força física e disposição para abrirem os gaps para as corridas. O center ainda precisa ter a habilidade de realizar o snap e prontamente bloquear o oponente que está tentando invadir a trincheira.
  • DEFENSIVE LINE: São jogadores extremamente fortes, com altura média de 1,90m e pesados - cerca de 100kg.
  • Defensive Ends: Precisam ser rápidos, para alcançar o QB antes que ele lance a bola, jogadores com pés rápidos para desencilhar-se dos Offensive Tackles. Correr em curva é a especialidade dos DEs, necessitam ser ágeis, ter bastante equilíbrio e habilidade para se locomoverem em espaços curtos.
  • Defensive Tackles/Nose Tackles: Esses jogadores são mais pesados que os Ends e mais fortes pois precisam, em grande parte do tempo, dominar dois jogadores da linha ofensiva ao mesmo tempo. Uma habilidade muito importante para este tipo de jogador é a força de resistência - a qualidade de manter-se fazendo muita força por muito tempo, que no caso seria uma partida completa.
SKILL POSITIONS
  • Quarterback: A característica principal é a inteligência, ele precisa conhecer o jogo, todas as situações, saber todos os detalhes do playbook, realizar as leituras da defesa antes de cada snap. Saber lidar com situações de pressão, ter uma boa visão periférica, ter liderança e saber lançar a bola da forma correta - precisão é antes que a força.
  • Wide Receiver: Altamente atlético, rápido, ágil e com boa coordenação de olho e mão. Ser forte para realizar bons bloqueios - é o algo a mais de um bom recebedor. E principalmente foco, é trivial para as situações de jogo, como receber uma bola no meio do trânsito de jogadores e logo antes de ser derrubado por um defensor. Recebedores altos são bons WideOuts - ou abertos, e jogadores menores podem jogar melhor de Slots - os jogadores que se posicionam entre a linha ofensiva e os abertos.
  • Tight End: É híbrido de um Offensive Tackle com um recebedor, com características físicas mais próximas de um OL mas com habilidade de receber a bola e bloquear como o WR. Versatilidade é a palavra-chave dessa posição.
  • Running Back: Jogador rápido, forte, potente, firme e ágil. Há dois tipos básicos de RBs - os que mudam de direção numa velocidade incrível e os que quebram tackles, podem ser baixos, altos, atléticos ou mais pesados. O importante dessa posição é correr com a bola em segurança.
  • Linebacker: É comparado com um cão de caça, pois sempre está a perseguir um alvo. Consciência é a principal arma de LB - perceber e reagir aos fatos. O jogador além de forte, rápido e bruto deve saber ler as situações ofensivos para reagir da maneira correta. Existe a necessidade de mudar de direção e tacklear extremamente bem.
  • Cornerback: Atlético, rápido e ágil. Precisa ter pés e quadris rápidos para mudar de direção a todo momento, reagir aos movimentos executados pelos recebedores, saber se movimentar de todas as formas - de costas principalmente, ter uma boa envergadura e saber tacklear.
  • Safeties: São uma mistura de LB com CB, mais forte que um CB e pouco mais franzino que um LB - geralmente, jogadores que sabem ler o QB e que batem firme - que resultam na antecipação. A chave de um Safety é antecipar-se, e ter velocidade de sair da posição que está e chegar no ponto futuro o mais rápido possível.
  • Kicker/Punter: São os jogadores Skill Position mais esguios, com boa flexibilidade e força na perna para chutar a bola, além de necessitarem ser extremamente frios para executarem as jogadas com a maior precisão possível.